O Município de Santa Maria da Feira assume o desporto como um fator de ampliação da base social e de inclusão social, propiciando e facilitando a participação ativa dos clubes, das associações desportivas e da sociedade civil.

O atletismo é uma das modalidades mais acarinhadas em Santa Maria da Feira, com um assinalável número associações e praticantes. A Câmara Municipal pretende dar-lhe a atenção que merece, congregando diversas provas, que se estendem a Outubro de 2014, no programa a que chamou “Run For Feira”.

Por um lado, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deve estar à altura dos tempos e das exigências do desporto atual, com todas as suas mudanças, e, por outro, atenta aos hábitos desportivos e condutas sociais da população, compreendendo e adaptando-se às mudanças que se produzem num mundo globalizado.

O crescimento do atletismo tem sido expansivo e, hoje em dia, é uma modalidade de grande expressão nacional. O desporto moderno é um produto da sociedade industrial e reproduz a imagem da mesma sociedade, com o seu tipo de funcionamento, com as suas crises e também com os seus sonhos e esperanças.

Os eventos de atletismo no concelho de Santa Maria da Feira estendem-se ao longo do ano inteiro, organizadas pelos clubes e associações, sendo um conjunto importante de provas que se realizam em Portugal. Estas provas são praticamente inseparáveis da estrutura e funcionamento da autarquia, havendo, assim, uma afinidade de interesses de desenvolvimento desportivo que permitem a realização de eventos, tais como o 1º Cross das Fogaceiras (Clube Desportivo Feirense - Secção de Atletismo), 2ª Milha Urbana Noturna (Clube Desportivo Feirense - Secção de Atletismo), 1º Trail Medieval das Terras de Santa Maria (Clube Desportivo Feirense - Secção de Atletismo), 1ª Corrida Runforfeira (Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), 15ª Corrida do Castelo (Clube Desportivo Feirense - Secção de Atletismo), Corta-mato Escolar (Desporto Escolar/Câmara Municipal de Santa Maria da Feira), 2ª Milha Noturna de Mosteirô (Mosteirô Futebol Clube), 39ªs Mini Olimpíadas Concelhias (CCR do Orfeão da Feira), 26º Grande Prémio de Atletismo de S. Paio de Oleiros (Grupo Desportivo de S. Paio de Oleiros), 10º Grande Prémio Atletismo das Caldas de S. Jorge (Caldas de S. Jorge Sport Clube - Secção de Atletismo), 15º Grande Prémio de Mozelos e o 5º Cross Carlos Vítor (Juventude Atlética Mozelense).

 

O atletismo no mundo

O atletismo é a modalidade desportiva mais antiga de que se tem conhecimento. A sua antiguidade confunde-se com a da própria humanidade. Atividades como andar, correr, saltar, lançar ou girar são movimentos básicos padronizados, desde os tempos passados, até ao mundo contemporâneo.

Outrora, na Grécia, o atletismo elevou-se como uma modalidade desportiva e, a partir daí, o seu desenvolvimento pelo mundo ocorreu de forma fácil e natural.

A primeira prova oficial desta modalidade foi em 1910, com o título “Jogos Olímpicos Nacionais”.

Os títulos conquistados por grandes atletas nacionais como Rosa Mota (vencedora da primeira maratona feminina realizada num campeonato da Europa, em 1982, em Atenas), Carlos Lopes (medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984), Fernanda Ribeiro (com a medalha de ouro alcançada nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996) e Paulo Guerra (com o título de Campeão Europeu de Corta-mato) muito contribuíram para a progressão do atletismo nacional.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (cartaz_RFF2018.jpg)cartaz_RFF2018.jpg917 kB

AGENDA RUN FOR FEIRA

Sem eventos